Novembro Azul – 8 Dicas para Prevenir o Câncer de Próstata

Ola Fashionistas!!

Hoje o post é dedicado aos homens e ao mês de Novembro que é comemorado o Novembro Azul, que tem a intenção de orientar a população masculina a cuidar melhor de sua saúde e frequentar o médico com mais frequência.  A campanha conta com a ajuda de diversos artistas que se mobilizam com a causa, monumentos e locais públicos são iluminados com a cor azul.

As mulheres possuem um papel muito importante na vida do homem, nas famílias brasileiras são elas que marcam consultas, preparam alimentos e dão todo o apoio que os homens precisam.

O câncer de próstata é uma das formas mais comuns de câncer em homens, afetando cerca de um em cada sete homens no Brasil.

O Instituto Nacional do Câncer estima que haverá 233.000 novos casos de câncer de próstata e cerca de 30.000 mortes por câncer de próstata, só em 2014.

outubrorosanovembroazul

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tipo de câncer que se forma na próstata de um homem, a glândula responsável pela criação e transporte de espermatozoides.

O câncer de próstata afeta mais comumente homens com idade superior a 65. Estatisticamente, menos de 1% dos homens com idade inferior a 50 anos irão desenvolver câncer de próstata.

O câncer de próstata é muito lento em movimento e muitas vezes não tem sintomas. Se diagnosticado precocemente, a maioria dos pacientes com câncer de próstata geralmente sobrevivem à doença.

Na verdade, existem mais de 2,5 milhões de sobreviventes do câncer de próstata.

 Quem está em risco para o cancro da próstata?

Certos fatores colocam os homens em maior risco de desenvolver câncer de próstata. Esses incluem:

– Idade – aumenta o risco de câncer de próstata com a idade, especialmente em homens com mais de 50.

– Raça – Homens Negros têm um risco maior de desenvolver câncer de próstata do que homens brancos e são mais propensos a desenvolvê-lo mais cedo na vida.

– História familiar – Se o irmão ou o pai de um homem já teve câncer de próstata, ele tem um duplo-aumento na probabilidade de desenvolver a doença.

– Genética – O câncer de próstata se desenvolve com frequência devido a uma ou mais mutações genéticas. Isso na maioria das vezes ocorre esporadicamente após o nascimento.

– Exposição a substâncias químicas – homens expostos ao produto químico Agente Laranja ou herbicidas estão em um risco maior de desenvolver câncer de próstata.

Detectar o Câncer de Próstata

Além de alterar certos comportamentos, um antigênico (PSA) específico da próstata pode ajudar a detectar precocemente o câncer, quando o tratamento é mais eficaz. O PSA é uma proteína criada por tecido de próstata maligna (cancerosa) e benigna (não cancerosa).

Quando o câncer está presente, os níveis de PSA no sangue elevar. No entanto, próstata aumentada ou inflamada também pode aumentar os níveis de PSA, para que os médicos também considerem outros fatores, juntamente com a sua pontuação de PSA. Esses incluem:

– O tamanho da glândula da próstata;

– Quão rápido PSA níveis está mudando;

– Sua idade.

-Medicamentos ou suplementos à base de plantas a ser tomadas que podem afetar os níveis de PSA.

Testes de rastreio PSA são recomendados para homens entre 50 e 75 anos de idade, e para os homens com risco aumentado de câncer de próstata.

Em última análise, recebendo um teste de PSA deve ser discutido com o seu médico, pois há muitos riscos e benefícios associados com o procedimento.

e607c4d58469b19d10ced9f58ae3e2ab

8 Dicas para Ajudar a Prevenir o Câncer de Próstata

Alguns fatores de risco para o câncer de próstata, como idade e genética, não podem ser evitados.

No entanto, há algumas mudanças de estilo de vida que podem ser feitas para ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer de próstata. Aqui estão 8 dicas para ajudar a prevenir o cancro da próstata:

– Se você sofre de pressão alta, estresse, colesterol elevado ou depressão, procurar tratamento médico.

– Evitar o consumo excessivo de suplementos e vitaminas, especialmente ácido fólico e cálcio.

– Diminuir a ingestão de gorduras de alimentos como carne e produtos lácteos vermelhos, o que aumenta os níveis de testosterona e acelera o crescimento do câncer de próstata.

– Evite fumar e consumo excessivo de álcool.

– Consumir uma dieta equilibrada e exercício físico regular para ajudar a manter um peso saudável.

– Coma mais frutas e legumes que contêm antioxidantes, incluindo tomates, espinafre, frutos e grãos.

– Cortar em carnes processadas, como cachorros-quentes, Bolonhesas e outras carnes de almoço.

– Coma mais alho. Um estudo descobriu que os homens que consomem dez ou mais gramas de alho ou cebolinha por dia diminui o risco de desenvolver câncer de próstata em cerca de 50% em comparação com aqueles que comem menos de dois gramas.

Manter um estilo de vida saudável e chave para evitar doenças e viver com qualidade, segundo a pesquisadora Rosi Feliciano o segredo está em fazer o programa completo todos os dias: hidratação, dieta, exercício e sono.

Ter um peso saudável é muito importante, a obesidade aumenta o risco para vários tipos de câncer maligno e benigno e outras doenças, por isso muitas pessoas que estão acima do peso utilizam-se de recursos como dieta dukan para emagrecer e para resultado em longo prazo a reeducação alimentar.

Testo escrito por: Rosi Feliciano

Comments

COMENTÁRIOS

2 thoughts on “Novembro Azul – 8 Dicas para Prevenir o Câncer de Próstata

  1. rosi disse:

    Novembro Azul é uma campanha importante de conscientização do câncer de próstata. Parabéns pela sua atitude em mostrar um pouco sobre essa causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *