O vinho e o Natal – Benefícios e como escolher o certo?

Ola Fashionistas!

16 Benefícios do Vinho e Como Escolher o Vinho Certo?

O Natal é uma data importante para a maioria das famílias brasileiras. Uma data religiosa e Cristã que celebra o nascimento e amor de Cristo.

É justamente na Ceia de Natal onde se reúne a família e amigos. Comemorada pela maioria das Cristãos após um jantar no dia 24.

A ceia ocorre na noite do dia 24 e é entendida (ceia) até o dia 25 de dezembro que é a data do Natal.

O vinho esteve na história de Cristo, Jesus usou o vinho na santa ceia junto com o pão e pediu aos seus discípulos que fizessem esse gesto em sua memória, fazendo assim um momento de comunhão.

O vinho também fez parte do milagre realizado em um casamento, em que Jesus transformou água em vinho.

Por isso o vinho é um dos alimentos que simboliza e faz parte da história de Cristo, do Natal e das festas Cristãs.

O vinho é um alimento bem antigo historiadores apontam para 7000 a.c. e 5000 a.c  na fabricação de vinhos.

A grande variedade de uvas que produzem vários tipos de vinhos espalhados pelo mundo.

O vinho é bem popular no mundo todo e existe clube do vinho para os mais apaixonados.

 

Dica para escolher o vinho certo?

Os apaixonados por vinho dizem que o melhor vinho é sem adição de açúcar, são menos calóricos com 66 kcal a cada 100ml em média e preservam o gosto do vinho original.

O caminho para o vinho ideal é ir pela marca, qualidade, ano e safra.

Cada pessoa tem um paladar diferente e tem sua preferencia: seco, suave e doce a ainda tinto ou branco.

A ocasião também é muito importante. Na regra geral vinhos tintos com carnes escuras e vinhos brancos com carnes brancas.

 vinho

16 Benefícios do Vinho

Se você não conhece os benefícios do vinho você está no lugar certo.

Se você é alguém que gosta de acompanhar suas refeições, com um pouco de vinho, então você está no caminho certo para se manter saudável.

Um copo por dia deste licor, especialmente vinho tinto, é perfeito para o corpo humano, porque possui muitas propriedades que geram benefícios mais significativos do que você pensa.

É claro que não devemos sair e beber muito só porque trás benefícios para nosso corpo. Se consumido de quantidade exagerada você não irá adquirir os benefícios.

Tudo deve ser em moderação, para desfrutar desses benefícios.

Este licor é obtido pela fermentação do sumo de uva, sabemos que nem todos são iguais, porque eles afetam uma série de fatores, mas o mais saudável de todos é o vinho tinto.

Além disso, o vinho é considerado um alimento completo, pois fornece calorias, uma variedade de nutrientes e hidratos de carbono.

Também destaca a presença de pequenas quantidades de ferro ou vitamina B2, assim que esta bebida está associada à longevidade e na luta contra a anemia, por toda a energia, fácil de assimilar que oferecem ao organismo.

Benefícios do vinho

1- Antioxidante

Essa é uma das grandes propriedades presente no vinho, porque, como a maioria das frutas escuras, uva tem uma quantidade significativa de antioxidantes para combater os radicais livres.

2- Reduzir risco de câncer

Sem dúvida um dos melhores benefícios do vinho.

Antioxidantes e outras substâncias que contem no vinho, ativam a respiração celular, de modo que o consumo moderado de licor permite combater os efeitos dos radicais livres, que geram vários tipos de cancros.

3- Ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

Este é um dos benefícios do vinho mais conhecido e elogiado, pois o consumo moderado é faz muito bem para o nosso coração.

Vários estudos têm indicado que as procianidinas, que é um dos elementos que compõem o licor, são a chave para proteger o nosso sistema cardiovascular, o que pode impedir um ataque cardíaco.

A possibilidade de alguma doença coronária é reduzida.

4- Reduz o colesterol ruim

O vinho aprimora e facilita o “trabalho” de vitamina C, que é a chave para limpar o corpo, que funciona através da redução da produção de colesterol ruim e aumenta o bom.

5- Equilibra a pressão arterial

Um copo de vinho por dia tem um efeito positivo, pois reduz a pressão sanguínea após as refeições, algo muito importante para aqueles que sofrem com este problema.

Não devemos exagerar no consumo.

6- Arteriosclerose

Esta contribuição do vinho para as nossas artérias, impede o desenvolvimento de aterosclerose, uma doença gerada por degeneração das artérias, pois ocorre um aumento na espessura e a elasticidade é perdida.

Com o consumo de vinho, você pode neutralizar os sintomas e até mesmo impedi-los de aparecer, tudo graças à presença de óxido nítrico, que acaba por ser importante para o relaxamento vascular.

7- Os anticoagulantes

Vários estudos confirmaram que os consumidores de vinho, tem menos presença da proteína fibrinogénio, formando assim menos coágulos sanguíneos.

Com isso, eles conseguem neutralizar alguns efeitos de rapé.

8- Antialérgico

O vinho tem manganês e vitamina B, o que o torna um anti-alérgico.

Também evita que formem histaminas, que é um elemento que gera alergias.

9- Reduz a formação de pedra nos rins

Apenas consumindo vinho, podemos diminuir a chance de pedras nos rins.

O vinho é um grande diurético, o que ajuda a prevenir várias doenças.

10- Contra alzheimer

Muitos estudos têm mostrado que um composto de vinho, o resveratrol, tem efeitos que protegem os nossos neurónios, evitando assim o aparecimento de doenças tais como a doença de Alzheimer.

11- A periodontite

O vinho também nos ajuda na luta contra a periodontite, uma infecção que afeta a gengiva e osso que suportam os dentes, de modo que o risco de perder é executado.

12- Soluções terapêuticas

O vinho colabora com a diminuição da ansiedade e estresse emocional, que também tem propriedades que reduzem a depressão.

13- Ações bactericidas

Esta bebida enfrenta certos vírus, tais como herpes ou poliomielititis.

Também é recomendado o vinho tinto, durante os estágios de convalescença, ou no decurso de uma doença infecciosa.

14- Reduz o risco de morte

Em suma, vários estudos têm indicado que os consumidores de vinho reduzem 37% o risco de morte, por isso é um “protetor a saúde”.

16- Eles ajudam na digestão

Para terminar a lista dos benefícios do vinho que temos para ajudar a digestão.

O vinho é altamente recomendado porque estimula a libertação de sucos gástricos, que desempenha um papel fundamental no processo digestivo.

Muito adequado para consumir de carne ou de peixe.

Outra vantagem é que ela elimina toxinas.

Entre os outros benefícios do vinho, temos de prevenir a gripe e resfriados, ela nos ajuda a ficar acordado, melhora varizes, reduz o risco de artrite reumatóide, impede que possamos sofrer de diabetes, melhora a pele e previne doenças nos olhos, tais como cataratas ou degeneração macular.

Ajuda na menopausa, para combater os afrontamentos, reduz o desconforto e dor de hemorróidas, previne o câncer de próstata e nos ajuda na recuperação.

 

Contraindicações do Vinho

Como qualquer outra bebida alcoólica, o vinho pode causar problemas de fígado ou coração, por isso o consumo deve ser moderado.

Neste post, nós falamos sobre um drinque por dia de um bom vinho.

O vinho é contra-indicado para mulheres grávidas ou lactantes.

O vinho não é recomendado para aqueles que sofrem de doenças no pâncreas ou rins.

Devemos evitar se sofrem de doenças do fígado, como caso cirrose, hepatite crônica, o fígado gordo ou insuficiência hepática.

Obviamente, não é recomendado para pessoas que sofrem de alcoolismo.

Testo escrito por: Rosi Feliciano

Comments

COMENTÁRIOS

4 thoughts on “O vinho e o Natal – Benefícios e como escolher o certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *